One Laptop Per Children :: Mais um passo para unir o Mundo

OLPC

Foi dado mais um passo para o desenvolvimento dos países mais pobres!
A organização sem fins lucrativos de Nicholas Negroponte, acabou de lançar os portáteis de baixo custo, para todas as crianças pobres, que vivem nos lugares mais remotos. Este projecto humanitário contou e conta com uma fantástica equipa de engenheiros cujo objectivo foi criar um portátil flexível, prático e de muito baixo custo, para que nenhuma criança fique fora do seu alcance.

Este portátil possui fantásticas características como poder desenhar com uma caneta sobre o seu touchpad, criar músicas,  poder ser usado ao ar livre sem problemas de luminosidade ou reflexo além de possuir antenas rádio com cerca do triplo da capacidade da de um portátil de 3000€, aumentando assim a capacidade de comunicação com o mundo, via wireless. Este maravilhoso engenho é ainda à prova de água e sujidade, sendo completamente fechado!

É também de realçar o facto de possuir uma bateria que em desempenho máximo permite usufruir desta fantástica peça de tecnologia cerca de 12 horas! Acham isto extraordinário? Então digo-vos ainda que este portátil foi tão bem desenhado a pensar nas crianças, que muitas das vezes nem electricidade possuem, que se a bateria acabar, possui um sistema de recarga que consiste numa manivela, que sendo bombeada durante um minuto, acrescenta cerca de 11/12 minutos de funcionamento extra!

É também de notar o facto de várias empresas se terem disponibilizado para criar software ainda mais flexíveis para estes portáteis!

Sim eu sei o que estão a pensar, é fantástico e é de tirar o chapéu a esta iniciativa de Nicholas Negroponte que disponibiliza estes equipamentos pelo simbólico preço de 172$ (Dólares)!OLPC2
Porém, Nicholas afirmou que dentro de dois anos, o seu preço baixe para os 100$ (menos de 100€ !)

Mas como já era de esperar, várias empresas de renome mundial como Intel e AMD já tentaram por a mão a esta maravilha da tecnologia, e já estão a desenvolver outros portáteis, ainda melhores, ainda mais flexíveis, sendo para mim triste, empresas com fim lucrativos quererem deitar a baixo esta iniciativa que só um grande visionário poderia ter, uma vez que para não ficar extremamente dispendioso, a fundação OLPC (One Laptop Per Children) só pode iniciar produção tendo muitos milhares de encomendas, coisa que se torna muito difícil com a interferência das referidas empresas.

Infelizmente, é o dinheiro que faz este mundo girar, mas esperemos sinceramente que esta grande iniciativa continue com pernas para andar, pois é sem dúvida, e este sim, um grande passo para a Humanidade!

São iniciativas como esta que nos fazem acreditar que ainda há esperança para o nosso mundo!
Abraço!

About these ads

~ por Rui Pedro Silva em 2 Junho, 2007.

3 Respostas to “One Laptop Per Children :: Mais um passo para unir o Mundo”

  1. E tem um monte de gente, sabe-se com que propósitos, condenando Negroponte por sua iniciativa. Alegam, entre outras coisas, que os computadores têm poucos recursos. Alguns lobbies devem estar sendo prejudicados com a iniciativa. Fazer melhor, que é bom, ninguém faz…

  2. Completamente de acordo contigo Marcos !
    Mas alguém que consiga criticar uma iniciativa destas, nem sequer merece ser ouvido! Bons ou menos bons, a verdade é que Montenegro fez, e isso sim, é de Homem!
    Abraço

  3. E até nem têm muitas razões para se queixarem, uma vez que o software incluído nos PCs é bom… quem diz essas asneiras baseia-se muito no facto dos PCs serem muito baratos… tudo asneiras :)
    Todos sabemos que para a maior parte das pessoas, um PC com cerca de 500 ou 600MHz e pouco mais chegaria perfeitamente :)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: